quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Atos secretos de Agaciel tiram cargo de Reguffe na Esplanada

Publicado em 16 de Novembro de 2011 por José Seabra

Deputado Antônio Reguffe, de mocinho de faroeste a servidor fantasma do Senado




Rebuscando antigas anotações de Bruno Seabra, uma espécie de primo-irmão do avô do meu avô, me deparo com um velho pergaminho amarelado pelo tempo, mas imune às traças que corroem imagens e máscaras de quem se apresenta supostamente imune a trapaças políticas.

É o texto Quase ministro, comédia em um ato do brilhante Machado de Assis. Uma história atual, no momento em que a presidente Dilma Rousseff se vê mais uma vez às voltas com problemas na sua equipe de assessores diretos.

Disposta a substituir Carlos Lupi no Ministério do Trabalho, a presidente determinou que se buscasse um nome sem manchas nos quadros do PDT. Alguém que ocupasse a cadeira na Esplanada dos Ministérios até o fim do governo, sem que sobre ele racaisse qualquer suspeita.

Não demorou e chegou-se ao nome do deputado brasiliense Antônio Reguffe. Afinal, pelo espaço que ocupa na mídia, o parlamentar é exemplo de dignidade. Avesso, como costuma dizer, a qualquer tipo de trapaça, ele apresentava-se consequentemente com o perfil de político íntegro, ideal para recompor a equipe ministerial.

Porém, já calejada com surpresas desagradáveis, a presidente mandou que fosse feita uma operação pente fino em torno do nome. Um Raio X completo. A partir daí, Reguffe, já avisado por amigos próximos que seria o primeiro representante de Brasília na equipe de Dilma, começou a ser cumprimentado, sendo cortejado para almoços e jantares.

Enquanto isso, o Palácio do Planalto investigava o pretenso escolhido. E descobriu que Reguffe, ao contrário do que se supõe, não é tão imune a erros. Dilma recebia no gabinete presidencial Carlos Lupi quando foi interrompida. Sobre sua mesa foi colocado um papel em que se lia que Reguffe não poderia ser ministro. É ficha suja.

O deputado foi servidor do Senado Federal. E, pior, funcionário fantasma. Foi nomeado por ato secreto de Agaciel Maia, então diretor-geral da Câmara Alta. Reguffe virou assessor de José Roberto Arruda quando o ex-governador do Distrito Federal era líder do PSDB.

Com a crise do painel eletrônico que provocou a renúncia de Arruda, o então assessor foi removido, novamente por ato secreto, para o gabinete do tio Sérgio Machado, tucano pelo Ceará, que ficou com a cadeira de Arruda na liderança do partido. No gabinete de um aparentado, mais fácil tornou-se para o agora deputado vestir o manto de servidor fantasma.

O quase ministro - tomando emprestado o título da comédia de Machado de Assis - foi servidor fantasma entre quatro e seis anos. Enquanto esteve nessa condição, Reguffe fez viagens inetrnacionais com dinheiro público. Uma delas ao Oriente, desconhece-se se Japão ou China, para um curso de Origame (aquele que ensina a fazer bichinhos com papel).

O Palácio do Planalto desistiu de fazer de Reguffe ministro do Trabalho. Cabisbaixo, como na comédia de Machado de Assis, o deputado jantou com um fiel escudeiro nesta quarta-feira 16. Informados a tempo, os convivas para a mesa desistiram de dizer presente. Avaliaram que, se a máscara caiu, não queriam ser fotografados ao lado do desmascarado.

5 comentários:

  1. Um ano e meio depois de ter sido derrubado do poder, preso e execrado pelos meios de comunicação, José Roberto Arruda conseguiu no início desta tarde uma vitória que pode marcar o começo de uma reviravolta na chamada Operação Caixa de Pandora: o Tribunal de Contas do Distrito Federal aprovou as contas de seu governo de 2010.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torço para que o Arruda consiga provar algo em seu favor. Nunca vi um Governador como ele! Nunca vi um Governador pensar numa comunidade como ele pensava! Não favorecia uns e outros em troca de simpatia. Pensou na melhoria de todos, mesmo que isso pudesse causar insatisfação em outros. Acho que esse foi o motivo pelo qual ele foi caçado politicamente. Brasília está abandonada, largada as traças e as cobras. Voltei recentemente de uma viagem que fiz aos Estados Unidos e ao dirigir pela EPTG, percebi o crime que é aquilo ali....

      Excluir
  2. Peleia, isso é pura mentira! Essa matéria é completamente fantasiosa! O próprio autor da matéria ja se retratou. Veja vc mesmo: http://celsorochajr.blogspot.com.br/2012/03/justica-seja-feita.html

    ResponderExcluir
  3. Tem gente que ainda defende o Arruda? Aquilo foi o maior chefe de quadrilha do DF. Aumentou a qtde de andares do Noroeste, deu o Península e cedeu terras ali no Parkshopping para os amigos P.O. e JC Gontijo. Disse q fez mais de 1000 obras, mas até mictório inaugurava. A EPTG é um fracasso, não resolveu o problema dos engarrafamentos, fora que ficou uma bagunça e muito mal executada. Ele mantinha todos os jornais impressos e televisivos do DF embaixo da manga, a nossa sorte foi o Alexandre Garcia não se entregar a essa máfia. Esse povo deve estar entre as viúvas do "Arruda".

    ResponderExcluir
  4. Vejam a resposta que o Reguffe me mandou para essa mentira. Ele é um exemplo e um dos poucos políticos sérios que nós temos, por isso que incomoda tanto.

    "Isso não é verdade! O próprio autor da matéria já inclusive se retratou (http://celsorochajr.blogspot.com/2012/03/justica-seja-feita.html). Desde que virei deputado distrital, vez por outra inventam coisas para tentar me atingir. Isso é mais uma prova que venho com coragem e correção cumprindo com a minha obrigação e com a minha responsabilidade com a sociedade, já que os interesses contrariados reagem. Se não tivesse reação é que seria estranho. Já usaram blogs, sites, já imprimiram panfletos apócrifos, os bandidos tentam de tudo. Essa história, por exemplo, é maluca. Primeiro, porque atos secretos foram os que não foram publicados. Todas as minhas nomeações, quando trabalhei no Congresso, foram publicadas no Diário! Segundo, sempre trabalhei de verdade, e muito. Tenho total consciência da minha responsabilidade. Além de folhas de ponto, tenho matérias de jornal da época que provam isso e me mostram trabalhando. Contra fatos, não há argumentos! Como deputado, agora, sou um dos poucos que tem 100% de presença no plenário, sem uma falta sequer. Terceiro, porque ela nunca pensaria no meu nome para ministro, já que votei contra a DRU, contra a recriação da CPMF e assinei a CPI da corrupção. E todos sabem que votei na Marina para presidente. Portanto, essa história é absolutamente doida e mal intencionada. Pode estar por trás o fato de eu ter discursado e votado a favor da cassação da Jaqueline ou o fato de ter assinado aqui a CPI do 2º Tempo e de ter feito um discurso exigindo investigação profunda sobre o governo local. Sinceramente, não sei. Só sei que eu venho honrando o meu compromisso com quem votou em mim e isso, pelo visto, desagrada algumas pessoas. Posso ter mil defeitos, mas honesto eu sou. E no meu mandato só o que fiz foi defender a população e o interesse público. Como sempre sonhei como cidadão. O chato é que isso desanima um pouco, mas tenho muito orgulho de tudo que tenho feito e de todas as brigas que comprei. Nenhuma para defender algo pessoalmente para mim, todas para defender a sociedade.
    Um abraço forte,
    Reguffe
    PS: Qualquer dúvida, não deixe de me ligar (9982.4465). Se cair na secretária, deixe recado que eu retorno."

    ResponderExcluir